ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

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ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

Mensagem por Galego em Seg Abr 15, 2013 9:15 am

CARROCERIA E CHASSIS

Aerodinâmica
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais oversteer nas freadas / maior grip frontal, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Traseira: mais understeer nas freadas/ maior grip traseiro, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Frente e + Traseira: neutro / mais grip no geral e menor velocidade em reta.
- Frente: mais understeer em curva / menor grip frontal, gasta menos pneu e mais velocidade em reta.
-Traseira: mais oversteer em curva / menor grip traseiro, gasta menos pneu e maior velocidade em reta.
- Frente e - Traseira: neutro / menos grip no geral e maior velocidade em reta.

Posicionamento de lastro
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
Lastro na frente(negativo): mais understeer no geral / maior desgaste de pneu na frente.
Lastro na traseira(positivo): mais oversteer no geral / maior desgaste de pneu na frente.

CAIXA DE VELOCIDADE

Caixa de marcha totalmente personalizável
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
Mais longa: menor propensão ao oversteer em saídas de curva / menor aceleração e maior velocidade final.
Mais curta: maior propensão ao oversteer em saídas de curva / maior aceleração e menor velocidade final.

Obs: As relações de marchas dependem totalmente dos valores aerodinâmicos. Por isto você deve primeiro definir o ajuste aerodinâmico. A aerodinâmica e as relações de marchas estão de mãos dadas. Modificando uma, na maioria dos casos, você deverá modificar a outra. Se você diminuir suas asas, você provavelmente terá que alongar as relações de marchas e vice-versa.

TRANSMISSÃO - Lsd : diferencial de deslizamento limitado

Binário inicial – Sensibilidade na aceleração – Sensibilidade na desaceleração
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ LSD: maior manobrabilidade. / mais tração (indicado para pistas com mais grip) e maior tendência ao understeer.
-LSD: menor manobrabilidade / menos tração (indicado para pistas com menos grip) e menor tendência ao undesteer.

Distribuição de torque
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Torque frente: tendência ao understeer / mais gasto de pneu dianteiro.
+ Torque traseiro: tendência ao oversteer / mais gasto de pneu traseiro.

SUSPENSÃO

Altura
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Traseira: mais oversteer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Frente e + Traseira: mais understeer no geral / menos arrasto aero dinâmico.
- Frente: mais oversteer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
- Traseira: mais understeer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
-Frente e - Traseira: menos understeer no geral / maior arrasto aero dinâmico.

Molas
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: mais understeer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.

Amortecedores - extensão
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu dianteiro.
+ Traseira: mais oversteer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / maior manobrabilidade.
- Frente: mais oversteer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / menor manobrabilidade.

Amortecedores - compressão
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu dianteiro.
+ Traseira: maior oversteer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em pista ondulada, maior gasto de pneu no geral e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pista ondulada, menor gasto de pneu no geral e carro mais previsível.

Barras anti-rolamento
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer / menos grip em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: com leve oversteer melhora a entrada de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: com leve understeer melhora saída de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
-Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.

Ângulo do camber
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu dianteiro.
+Traseira: menos grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu traseiro.
- Frente: menos grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu dianteiro.
- Traseira: mais grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu traseiro.

Obs: Ajuste muito alto de camber piora o controle no carro. Um camber simétrico ajuda no equilibro do carro nas freadas.

Ângulo do eixo
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
- Frente: melhor entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
-Traseira: prejudica manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+Frente: prejudica entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+ Traseira: melhora manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta

FREIOS

Distribuição de travagem
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais understeer na frenagem / tendência a um maior desgaste de pneu na dianteira
+ Traseira: mais oversteer na frenagem / tendência a um maior desgaste de pneu na traseira
= Frente e Traseira: neutro / tendência ao gasto equilibrado de pneu.
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Re: ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

Mensagem por dbrandao em Seg Abr 15, 2013 11:23 am

Talvez seja interessante explicar alguns termos, entao se eu estiver errado com a explicação por favor podem corrigir:

Em termos simples:
Oversteer qnd o carro sai de traseira;
understeer, qnd o carro sai de frente;
grip: aderencia da pista..

espero estar correto e ajudado.
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Re: ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

Mensagem por Galego em Seg Abr 15, 2013 1:40 pm

é isso mesmo mano!
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Re: ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

Mensagem por jdacaz em Seg Fev 17, 2014 11:13 am

Blz, galera...
 Preciso de uma ajuda ai.
 Participo de um campeonato de GT5 online aqui da minha cidade, estou tentando ajustar um carro mais não esta dando muito certo...
Jogo com volante.
 Carro: Honda Takata Done NSX 06(anda mais) ou Nissan XANAVI Nismo GT-R 08(mais estável) minhas impressões.
 Pista: High Speed Ring
 Limites:
   .Potencia: 580 cv(hp)
   .Peso: 1100 kg (mínimo)

Alguem ai consegue dar uma força ai na configuração?

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Re: ENTENDA CADA ITEM DA AFINAÇÃO

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