ROTEIRO EXPLICATIVO PARA DEFINIÇÃO DE SETUP´S – GT5

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ROTEIRO EXPLICATIVO PARA DEFINIÇÃO DE SETUP´S – GT5

Mensagem por Galego em Seg Abr 15, 2013 9:18 am

INTRODUÇÃO

Primeiramente é importante ressaltar que cada piloto tem sua maneira de conduzir um carro, por isso muitas vezes ao utilizar setup´s de outros pilotos o resultado pode não ser satisfatório.
Não existe mágica! É preciso paciência e dedicação para buscar o melhor ajuste de acordo com sua pilotagem e preferência.

Este roteiro tem como base as configurações do jogo ajustadas da seguinte maneira:

Força de recuperação de derrapagem: desligada
Controle de estabilidade: desligada
Direção ativa: desligada
Vácuo: fraco
Aderência do piso: real
Linha de condução: desligada
Comando usado: volante
Supensão, LSD, Caixa de marcha: totalmente personalizável

O volante usado para elaborar este roteiro foi o Logitech G27. Os pilotos deverão adaptar as sugestões feitas neste roteiro para se adaptarem a sua maneira de jogar com outros volantes ou outros tipos de comando.

Além das características da pista e do carro, uma coisa é sem duvida a mais importante é o fator humano! O modo como você dirige em um circuito é diferente de todo o mundo. Você freia de um único modo sem igual, gira o volante a um certo ponto, retoma potência diferentemente. A velocidade com que você esterça o volante e como áspera ou suavemente você trata o carro, todas estas coisas o fazem sem igual. Esteja sempre atento a sua condução ao avaliar a resposta do carro para as modificações que você fizer.

Para pilotar de forma competitiva é importante ter um carro rápido, conhecimento da melhor trajetória de condução e habilidade para pilotar no limite do carro e do próprio piloto.
Descobrir como dirigir seu carro no limite é um processo desafiador e gratificante. Durante freadas, curvas e acelerações, o carro estará sempre prestes a patinar, rodar ou perder tração nas rodas traseiras.

Para o piloto iniciante, o ajuste do carro parecerá muito complexo à primeira vista. Não se preocupe! Utilize o ajuste neutro e aprenda a dirigir em velocidade pelos circuitos, depois comece a acertar o carro a seu gosto. Não devemos ajustar mais de um item por vez antes de testar cada um deles numa sessão de treino. Só assim poderemos notar a diferença no desempenho. Mude uma coisa de cada vez, e mantenha cópias de suas anotações!

Neste roteiro você vai achar informações de como preparar seu carro. Note que não vou oferecer setups prontos. Por que? Porque como já foi dito todos tem um estilo de condução diferente, usam controles diferentes, ajustam TCS e ABS de forma diferente, e oferecer setups fixos ficaria sem sentido.

DADOS INICIAIS

Características da pista, do carro e definição do setup neutro

A PISTA: cada pista tem suas características e devemos antes de tudo aprender o seu traçado e identificar as curvas mais críticas. Curvas críticas são aquelas onde precisamos alterar bruscamente a velocidade do carro e a sua direção. Veja também o tempo de perda total ao realizar um pit stop. Essa informação é crucial para a sua estratégia de corrida.

O CARRO: para desenvolver um bom carro de corrida, temos que desenvolver o grip máximo em todas as situações. Obviamente a busca do grip máximo acontece sempre a custa de alguma perda de velocidade nas retas. Busque sempre o equilíbrio. Mais como um carro pode ser bom? Um carro bom é aquele que perdoa nossos erros. Considere que seu carro esteja bom quando ele te permitir retomar o controle depois de uma situação crítica de falta de aderência. Isso significa que você tem um carro previsível na mãos. Consequentemente você terá um carro fácil de guiar podendo ter o máximo da performance dele por mais tempo durante uma corrida.

Definição do setup neutro: entre no setup do seu carro e coloque todos os ajustes em valores médios. Ao clicar no ajuste aparecerá uma escala. Utilize o valor referente ao centro da escala. Alguns valores nem sempre serão iguais entre a frente e traseira. O importante é que sejam sempre valores referentes ao meio da escala. Colocando o setup de forma neutra poderemos aumentar ou diminuir os valores conforme a necessidade.

Você poderá mexer e colocar na posição neutra as seguintes peças: asa, lsd, suspensão e freios. Se você adicionar lastro mantenha a posição original dele. Para a caixa de marcha mexa apenas na “velocidade máxima” procurando um valor onde não ocorra o corte no motor no final da maior reta do circuito. Defina também os valores de ABS, TCS e sensibilidade de viragem e mantenha estes valores sempre fixos ao modificar e testar as demais peças. Assim terá sempre o carro nas mesmas condições e sem influências adicionais as suas modificações.

Com o setup neutro definido é hora de ir para pista e observar as reações do carro. Veja como ele faz as curvas críticas do circuito. Se ele está saindo de frente ou de traseira nas entradas ou saídas de curvas quando você está freando ou acelerando. Onde ele gasta mais pneu. Veja como ele se comporta com pneus novos e principalmente com pneus usados. Dê algumas voltas até se acostumar com o carro nessas condições e anote seu melhor tempo. Perceba se a dificuldade em fazer determinado trecho ou curva está relacionada ao carro ou a sua forma de conduzi-lo. Nesta fase você aprende a pista e a conhecer o seu carro. Conhecendo melhor o seu carro em condições neutras você saberá onde mexer e saberá também a razão de estar mexendo.

DESENVOLVENDO SEU SETUP – Treinando e ajustando

As opiniões variam em como iniciar um SETUP de um carro. Com a experiência adquirida através de muito tempo de prática, você poderá determinar os seus próprios procedimentos de ajuste que melhor se adaptem ao seu estilo de pilotagem.
Depois de fazer várias voltas e conhecer a pista e o carro no setup neutro a minha sugestão é a seguinte:

Em 1º lugar.

Mexa no LSD. Ao mexer no diferencial mantenha as demais peças ajustadas conforme o setup neutro. Assim poderá avaliar e comparar a diferença de desempenho do carro no setup neutro com as alterações no LSD. Observe os efeitos que as alterações no LSD proporcionam lendo o MANUAL SIMPLIFICADO DE AFINAÇÃO - GT5 Ao definir o melhor ajuste de LSD passe para a próxima peça. O teu setup agora será o ajuste de LSD que você definiu mais o resto do setup neutro.

Obs: Quanto mais LSD você usar mais tração o carro vai ter e mais ele tenderá a sair de frente. Se o carro tem característica de sair de frente use pouco LSD. Carros que saem muito de traseira podem receber ajustes de LSD mais elevados. No binário você define o quanto do sistema vai utilizar. Você poderá definir onde quer mais a ação do LSD: na aceleração ou na travagem

Em 2º lugar.

Mexa nas barras. Faça o mesmo procedimento feito pra o ajuste de LSD e mantenha os valores fixos para mexer nas barras. Consulte sempre o manual de afinação.

Obs: Este ajuste tem influência no rolamento da carroceria do carro. Um valor maior tende a respostas mais rápidas para mudança de direção. Valores menores tendem ao inverso.

Em 3º lugar.

Mexa na altura.

Obs: Está ligado as características da pista. Em pistas mais onduladas ou com zebras altas o carro deverá ser levantado. O inverso para pistas mais planas. Quanto mais baixo estiver mais arrasto terá o carro e quanto mais alto estiver mais desequilibrado ficará. Novamente a busca pelo equilíbrio deve ser a prioridade.

Em 4º lugar.

Mexa nas molas. Ajuste influenciado pela altura do carro. Se o carro estiver mais alto utilize um ajuste mais mole. O inverso para carros mais baixos.

Obs: Molas muito duras ou muito moles prejudicam o desempenho. Varie entre a frente e traseira até conseguir a reação que deseja para oversteer ou understeer. Para cada alteração feita teste na pista. Junto com as barras, altura e as molas formam os ajustes mais brutos da suspensão.

Em 5º lugar.

Mexa nos amortecedores.

Obs: São os ajustes mais finos da suspensão. Depois de ajustar seu carro nas barras, altura e molas deixe os amortecedores para um ajuste final, aprimorando o que já foi alcançado até o momento na afinação do seu carro.

Em 6º lugar.

Mexa nas asas.Depois de ajustar a suspensão e o LSD do seu carro é hora de ajustar à aerodinâmica. Mexendo na suspensão e LSD você melhora o grip mecânico do seu carro. Mexendo nas asas você melhora o grip aerodinâmico dele.

Obs: Carro com muita asa geralmente aumenta a pressão do peso do carro sobre os pneus. Isso gera mais desgaste nos pneus. Tenha sempre em mente que as asas só tem influência no desempenho do carro em altas velocidades, por tanto, muita asa em circuitos de baixa velocidade não terão muito efeito.

Em 7º lugar.

Mexa na caixa de marcha. Ajuste ligado às definições de asas. Carros com mais asa precisam de caixa mais curta e o inverso para caixas mais longas. Mexendo nas asas é provável que precise mexer também mexer na caixa.

Obs: Ajuste cada marcha de modo a evitar trocas desnecessárias durante o contorno de uma curva. Trocar marcha no momento em que o carro está submetido ao limite da aderência de seus pneus pode causar uma rodada.

Em 8º lugar.

Mexa no lastro. Se houver adição de peso no carro escolha melhor posição para manter o seu equilíbrio. Acentue ou diminua a característica natural do carro ao oversteer ou ao undesteer com esse ajuste.

Obs: O ideal é colocar peso na frente em carros com excessivo oversteer e o inverso para carros com excessivo understeer. A adição de peso aumenta também o desgaste de pneu onde for colocado.

Em 9º lugar.

Mexa no equilíbrio de freio. O ideal é ter normalmente mais freio na frente. Assim você terá um carro mais previsível na aproximação de curva. Na chuva é aconselhável transferir ligeiramente mais freio para a traseira.

Obs: Transfira mais freio para trás se o carro sair muito de frente ao frear. O inverso se o carro sair muito de traseira nas freadas. Ajustes altos de freio tendem ao travamento de rodas e desgaste de pneu. O uso de ABS minimiza isso.

Em 10º lugar.

Mexa no ângulo do camber e ângulo do eixo. São os ajustes finais do setup. São muito importantes no equilíbrio do carro e tem influência direta no desgaste do pneu e velocidade em reta.
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